MetaSocial - Ser diferente é normal

Campanha 2011

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http://www.youtube.com/watch?v=mjLpJboOQy4
Menina com SD tocando bateria
Campanha Ser diferente é Normal 2011
Paula Werneck tocando bateria junto com uma galera!!
Gravaçào em Porto Alegre

Menina com SD tocando Bateria

 

 

 

Última atualização em Ter, 17 de Julho de 2012 13:08
 

Oi Inclusão!

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Menina com síndrome de Down com o logotipo da operadora Oi e a frase Simples Assim
 
Patricia Almeida – Equipe Inclusive
 
A Oi preparou um comercial em que a criança que aparece no final dizendo ” Oi”, marca registrada das campanhas da operadora, é a Iara, uma menina com síndrome de Down.
Nada de mais, podem pensar alguns. Mas por trás desta imagem existe uma articulação do Instituto MetaSocial, que atua há mais de 16 anos no Brasil na direção de uma sociedade para todos.
Usando os meios de comunicação, o MetaSocial procura formas de induzir no inconsciente coletivo a noção de que ” Ser Diferente é Normal”, ou seja, todos são diferentes. Mas que a diferença não deve impedir ninguém de ter os mesmos direitos.
O anúncio da Oi é mais um esforço da chamada publicidade inclusiva, iniciativas de ação afirmativa dentro da propaganda visando trazer a diversidade para uma área que sempre se caracterizou pelas imagens padronizadas do belo e do perfeito.
Com certeza a menina Iara, com sua graça e alegria, naqueles poucos segundos no final do filme, sem chamar a atenção nem fazer alarde, consegue levar muito longe a mensagem de que ela, e qualquer pessoa, pode e deve estar em todos os lugares. Até o dia em que isso aconteça de forma natural.
Parabéns a Oi e a Agência NBS por seu pioneirismo.
Filme Oi
No YouTube:
http://www.youtube.com/watch?v=D7eXQeVZNDM
Ficha Técnica
Título Original: Ganhou Perdeu
Produto: Oi Pontos
Cliente: Oi
Agência: NBS
Direção de criação: André Lima e Pedro Feyer
Criação: André Lima, Renato Jardim e André Havt
RTVC: Andréa Matzker, Alvaro Figueira, Paula Alimonda e João Maia
Atendimento Agência: Antonino Brandão, Gabriela Arroyo, Paula Fernandes e Bianca Costa
Produtora: Cine
Produção: Equipe Cine
Direção: Clovis Mello
Produção executiva: Raul Dória
Dir. Atendimento produtora: Waldemar Tamagno
Atendimento produtora: Sérgio Cardoso
Dir. Fotografia: Fernando Oliveira
Montagem: Lucas Câmara / Clovis Mello
Finalização: Digital 21
Produção de Som e Trilha: Hilton Raw
Filme Oi
Fonte: http://www.cidademarketing.com.br/2009/n/2907/oi-cria-programa-de-fidelidade-em-conjunto-com-a-rede-multiplus.html
http://www.revistamakingof.com.br/22,23439-clientes-p%C3%B3s-pago-da-oi-podem-ganhar-passagens-a%C3%A9reas.htm
Instituto MetaSocial

 

Lançamento Manifesto ONU

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Press Release in English


Manifesto convida internauta a mudar a própria imagem em nome da inclusão de todos
CAMPANHA BRASILEIRA “SER DIFERENTE É NORMAL, E OS DIREITOS SÃO IGUAIS É LANÇADA NA ONU

O Instituto MetaSocial foi convidado pela Organização das Nações Unidas para lançar o Site-Manifesto "Ser Diferente é Normal, e os Direitos são Iguais", durante a cerimônia do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, 03 de dezembro, às 10 h, na sede da ONU em Nova York.
www.serdiferenteenormal.org.br e www.itsnormaltobedifferent.com

Em dezembro são celebradas várias datas dedicadas ao combate à exclusão, como Dia Mundial da AIDS (1/12), das Pessoas com Deficiência (3/12), dos Direitos Humanos e dos Povos Indígenas (10/12). E o tema inclusão nunca esteve tão em evidência, desde as novelas que retratam a vida de pessoas com deficiência, passando pela decisão do Ministério da Educação (MEC) de garantir escola regular para alunos com qualquer tipo de deficiência, ao projeto de lei que criminaliza a discriminação contra idosos, homossexuais e pessoas com deficiência.

É nesse cenário que chega à internet uma campanha inovadora criada pela agência de publicidade Giovanni+DraftFCB - “Ser Diferente é Normal, e os Direitos são Iguais”: um abaixo-assinado virtual que usa a tecnologia para conscientizar e promover a inclusão de todos, sem exceção.

Diferencial
O grande diferencial deste manifesto, é que, ao invés de aderir com o nome, a pessoa “assina“ com a própria imagem. Mudando seu rosto para aparentar ter síndrome de Down, o internauta entra na pele de uma das parcelas da população que mais sofre preconceito: as pessoas com deficiência intelectual, e ajuda a levar adiante a mensagem de que Ser Diferente é Normal e, portanto, todos devem ter os mesmos direitos. 
Personalidades como Cauã Reymond, Ana Maria Braga, Malu Mader, Guilherme Berengher, Marcos Pasquim, e tantos outros já emprestaram seu rosto a essa causa. (Veja quem participa: http://agenciainclusive.files.wordpress.com/2009/09/mural.pdf)

Convenção
Em versões em português (www.serdiferenteenormal.org.br) e inglês (www.itsnormaltobedifferent.com), o site é também uma forma leve e divertida  de chamar a atenção, de forma interativa, para a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
Aprovada pela ONU em 2007 e ratificada com força constitucional pelo Congresso brasileiro em 2008, a Convenção, que garante que as pessoas com deficiência exerçam seus direitos em igualdade de condições com os demais, ainda é desconhecida de grande parte da população.
Facebook da Diversidade
Apelidada de "Facebook da Diversidade", a campanha "Ser Diferente é Normal, e os Direitos são Iguais" já passou no teste de popularidade: recebeu 600 mil acessos em um fim de semana em que foi apresentada ao público, em março deste ano, e ganhou dois prêmios no Festival de Publicidade do Rio em setembro de 2009. Também em setembro, a campanha foi pré-lançada para um milhão e meio de pessoas por Regina Casé, nas ruas de Nova York, durante o Brazilian Day.

MetaSocial
O Instituto MetaSocial é uma ONG com sede no Rio de Janeiro e representações em Campinas, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Nova York, que, há mais de 16 anos desenvolve ações pela inclusão das pessoas com deficiência. Atua em parceria com a mídia para difundir a noção de que “Ser Diferente é Normal”, no sentido de que todas as pessoas são diferentes, logo, a diferença é corriqueira, intrínseca, humana. Esta frase é slogan do Instituto MetaSocial desde 2003. Entre as várias ações já realizadas pelo Instituto estão filmes publicitários, um deles ganhador do Leão de Bronze em Cannes (Carlinhos), assessoria na inserção de personagem com síndrome de Down na novela Páginas da Vida, de Manoel Carlos (2006), lançamento dos primeiros bonecos com características de síndrome de Down industrializados, a Turma da Clarinha, assim como também no de Tati, personagem com síndrome de Down criado pelo Instituto Maurício de Sousa. 


Histórico do Manifesto
O Manifesto Ser Diferente é Normal foi criado para o Dia Internacional da síndrome de Down, (21/3) e apresentado no Brasil em março de 2009. O retorno do público foi tão grande que o MetaSocial decidiu lançá-lo mundialmente e expandir a iniciativa. São parceiros do Instituto MetaSocial a Agência de Propaganda Giovanni+DraftFCB, a Rede Globo, Inclusive, Microwave, Riot, Analog, e SIACorp.
Apóiam a iniciativa:

Brasil
- Governo brasileiro, por meio da Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, CORDE, da Secretaria Especial dos Direitos 
  Humanos da Presidência da República, e do Ministério das Relações Exteriores - http://www.mj.gov.br/corde/
- Federação Brasileira de Associações de Síndrome de Down (FBASD) - http://fbasd.blogspot.com/
- Centro de Vida Independente (CVI Brasil) – http://www.cvi.org.br/cvibrasil.asp
- 3IN – Inclusão, Integridade e Independência - http://www.3in.org.br                         
- Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo – http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br  
- Aparu – Associação dos Paraplégicos de Uberlândia - http://aparu.vilabol.uol.com.br 
- Grupo Terra – ONG – A Vida com outros Olhos - http://www.grupoterra.org
- CVI Aracin Anallin, SP

Internacional
- Inter-American Institute on Disability and Inclusive Development - http://www.iidi.org
- Global Partnership for Disability and Development (GPDD) – http://gpdd-online.org/index.php
- Red Interamericana de Organizaciones no Gubernamentales de Personas con Discapacidad y sus Familias (Riadis) – http://riadis.net
- Handicap International – http://www.handicap-international.us/hi/
- Making it Work -  http://www.MakingItWork-crpd.org
- The Rolling Rains Report – Precipitating Dialogue on Travel, Disability, and Universal Design -  http://www.rollingrains.com/
- Mr. Blue Sky Movie – Changing lives through Changing Minds – http://www.mrblueskymovie.com/

Mais info:
http://www.inclusive.org.br/?p=10407

Brazilian Day
http://www.youtube.com/user/HelenaWerneck

Video
Português - http://www.youtube.com/user/HelenaWerneck#p/a/u/2/sAq2bh3wHVE
English - http://www.youtube.com/watch?v=8Y83j0cswCg

Texto do folheto:
Já experimentou viver na pele de alguém que é discriminado simplesmente por ser quem é?
ASSINE COM SEU ROSTO ESTE MANIFESTO PELA INCLUSÃO E CONTRA O PRECONCEITO

www.serdiferenteenormal.org.br

SER DIFERENTE É NORMAL, E OS DIREITOS SÃO IGUAIS!!!

Entre nessa onda e inclua os amigos para todos surfarem juntos.

A FACE DO PRECONCEITO PODE SER MUDADA COM IDEIAS, CLIQUES E EMOÇÃO.

CONTATOS:
Helena Werneck -  55-21-7832-3221 - ID 55*7*46363 - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Patricia Heiderich -  55-19-7803-9014 - ID 55*7*46364 - 55-19-9111-6637 patrí Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Nova York - Patricia Almeida - 1-917-428-4756 - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Vai falar ou escrever sobre deficiência? Saiba o que dizer e, principalmente, o que não dizer:
http://www.inclusive.org.br/?p=41
Inclusive – Inclusão e Cidadania – www.inclusive.org.br

 

Press Release in English

Última atualização em Qui, 03 de Dezembro de 2009 09:54
 

APOIADORES DO PROJETO

É uma das empresas que mantém parceria com o Instituto MetaSocial desde a veiculação da primeira campanha. Cede espaços na grade da programação da emissora, assim como para os canais GLOBOSAT, para a veiculação dos comerciais do Instituto. Neste caso, em que não há veiculação, a Rede Globo entra com o apoio de todo o seu elenco artístico para participar da campanha "Manifesto" e sugestões de pauta em seus programas.

Agência de publicidade e propaganda que desenvolve, há mais de 10 anos, sem remuneração, campanhas para instituições não-governamentais filantrópicas. Além de colocar sua criatividade a serviço de causas sociais, a agencia conquista também adesões de fornecedores e veículos de comunicação, viabilizando a produção e veiculação de campanhas voltadas para temaas como inclusão social e combate à violencia.

A Microwave é um estúdio de design gráfico e uma produtora interativa focada em fornecer as melhores e mais criativas soluções digitais para seus clientes, atendendo também as maiores agências do país na concepção e desenvolvimento de aplicativos online, games, motion graphics e sistemas.

A Riot foi criada em 2006 tendo como foco o desenvolvimento de estratégias em mídias sociais, seja diretamente com clientes ou em parceria com agências tradiciojnais. Foi a primeira do Brasil a se associar ao Womma (Word of Mouth Marketing Associations) e a adotar as práticas de atuação por ela sugeridas. Hoje é a maior agência da América Latina do segmente.

Líder em Hosting Gerenciado no país, a Alog possui Data Centers no RJ e SP com mais de 4mil m2 de área para Hosting e Colocation e 1000 clientes corporativos. Sua missão é oferecer excelencia em projetos de hosting com ênfase na boa governança corporativa, com qualidade assegurada pela certificação ISO 9001:2000 e seguindo orientações do ITIL.